Na dislexia diseidética ou semântica ocorre:
- Espelhamento
- Percepção visual
- Leitura de palavras regulares ou logatomas preservada
- Dificuldade em ler palavras irregulares por generalizar a regra: casa / caça
- Escreve como é pronunciado: naviu / navio
OUTRAS ALTERAÇÕES:
DIGRAFIA: Dificuldade práxica, visoespacial ou de linguagem que se reflete na escrita, na ausência de paralisia o distúrbio que afeta a coordenação dos movimentos.
DISCALCULIA: Dificuldade na habilidade Matemática relacionada a grafia, espacial e realização das operações.
Por isso, esse distúrbio não prejudica apenas a fase escolar, mas também o cotidiano. É importante compreender a doença para saber reconhecê-la e poder buscar ajuda o quanto antes. Existem diversas atividades para discalculia que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Em outras palavras, trata-se de uma deficiência em uma rede específica do cérebro, que faz com que a ativação seja menos precisa. Como resultado, ela provoca uma dificuldade para aprender, raciocinar, memorizar e refletir sobre o universo numérico e matemático.
Na prática, pessoas com discalculia não conseguem associar o número 1 com a palavra “um”, por exemplo. Por isso, na fase escolar, alunos com discalculia apresentam dificuldades para lidar com uma sequência aritmética e realizar uma operação matemática. Eles podem até entender a lógica, mas enfrentam uma barreira enorme para colocá-la em prática.
Discalculia tem cura?
Não tem cura. Por ser um déficit em uma região do cérebro, esse transtorno é uma condição permanente. Mas, a boa notícia é que existem diversas atividades que podem ajudar a melhorar esse quadro.
Discalculia: tratamento
Quando falamos sobre tratamento para discalculia, a abordagem é basicamente um conjunto de atividades para discalculia. Como não há remédios, a abordagem terapêutica deve envolver toda a comunidade ao redor da criança.
Ou seja: pais, familiares, escola, amigos, professores e profissionais; todos devem ter consciência de que este processo exige paciência, esforço e disponibilidade. Com esse suporte, a criança poderá ser capacitada para enfrenar os seus próprios desafios.
Discaculia e estratégias pedagógicas
O tratamento para discalculia requer a disposição de estratégias pedagógicas. Para isso, é importante identificar a área em que a criança tem mais facilidade e se sente mais confortável. Algumas recomendações devem ser levadas em conta.
- *Dispor de um professor auxiliar
- *Respeitar o aprendizado da criança, retomando o conteúdo quantas vezes forem necessários
- *Prover e avançar o conteúdo de acordo com o tempo da criança
- *Fornecer materiais adaptados de acordo com a sua necessidade e utilizar metodologias específicas para o tipo de discalculia apresentado
- *Equilibrar o tempo gasto com explicações. A repetição sem o entendimento da criança pode frustrá-la, e atrapalhar o processo de aprendizado e memorização
Nenhum comentário:
Postar um comentário