quinta-feira, 8 de julho de 2021

TIPOS DE DISLEXIA - DISEIDÉTICA OU SEMÂNTICA


Dislexia
 Visual ou Diseidética: As crianças com dislexia visual apresentam dificuldades sobretudo nas tarefas de percepção e discriminação visual. ... A dificuldade das crianças verifica-se tanto na análise fonética das palavras como na percepção de letras e palavras completas.

Na dislexia diseidética ou semântica ocorre:

- Espelhamento

- Percepção visual 

- Leitura de palavras regulares ou logatomas preservada

- Dificuldade em ler palavras irregulares por generalizar a regra: casa / caça

- Escreve como é pronunciado: naviu / navio


OUTRAS ALTERAÇÕES: 


DIGRAFIA: Dificuldade práxica, visoespacial ou de linguagem que se reflete na escrita, na ausência de paralisia o distúrbio que afeta a coordenação dos movimentos. 




DISCALCULIA: Dificuldade na habilidade Matemática relacionada a grafia, espacial e realização das operações.  

A discalculia é caracterizada pela dificuldade no aprendizado dos números. As crianças apresentam uma inabilidade para lidar com contagens, sequências e operações aritméticas. Mas é importante ressaltar que isso não tem a ver com inteligência, mas com uma deficiência na compreensão matemática.

Por isso, esse distúrbio não prejudica apenas a fase escolar, mas também o cotidiano. É importante compreender a doença para saber reconhecê-la e poder buscar ajuda o quanto antes. Existem diversas atividades para discalculia que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Em outras palavras, trata-se de uma deficiência em uma rede específica do cérebro, que faz com que a ativação seja menos precisa. Como resultado, ela provoca uma dificuldade para aprender, raciocinar, memorizar e refletir sobre o universo numérico e matemático.

Na prática, pessoas com discalculia não conseguem associar o número 1 com a palavra “um”, por exemplo. Por isso, na fase escolar, alunos com discalculia apresentam dificuldades para lidar com uma sequência aritmética e realizar uma operação matemática. Eles podem até entender a lógica, mas enfrentam uma barreira enorme para colocá-la em prática.


Discalculia tem cura?

Não tem cura. Por ser um déficit em uma região do cérebro, esse transtorno é uma condição permanente. Mas, a boa notícia é que existem diversas atividades que podem ajudar a melhorar esse quadro.

Discalculia: tratamento

Quando falamos sobre tratamento para discalculia, a abordagem é basicamente um conjunto de atividades para discalculia. Como não há remédios,  a abordagem terapêutica deve envolver toda a comunidade ao redor da criança.

Ou seja: pais, familiares, escola, amigos, professores e profissionais; todos devem ter consciência de que este processo exige paciência, esforço e disponibilidade. Com esse suporte, a criança poderá ser capacitada para enfrenar os seus próprios desafios.

Discaculia e estratégias pedagógicas

tratamento para discalculia requer a disposição de estratégias pedagógicas. Para isso, é importante identificar a área em que a criança tem mais facilidade e se sente mais confortável. Algumas recomendações devem ser levadas em conta.

  • *Dispor de um professor auxiliar
  • *Respeitar o aprendizado da criança, retomando o conteúdo quantas vezes forem necessários
  • *Prover e avançar o conteúdo de acordo com o tempo da criança
  • *Fornecer materiais adaptados de acordo com a sua necessidade e utilizar metodologias específicas para o tipo de discalculia apresentado
  • *Equilibrar o tempo gasto com explicações. A repetição sem o entendimento da criança pode frustrá-la, e atrapalhar o processo de aprendizado e memorização

Apoio emocional: A terapia é muito benéfica, pois o Psicólogo pode trabalhar as questões emocionais que envolvem o trabalho de autoconhecimento nas crianças e o entendimento do seu transtorno. Com isso a criança estará mais confiante, mantendo sua autoestima para lidar com os desafios da melhor maneira possível. 







OBS: O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo, qualquer diagnóstico requer avaliação multidisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria. 




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