quinta-feira, 8 de julho de 2021

DISLEXIA FONOLÓGICA OU DISFONÉTICA

 


Dislexia fonológica ou disfonética é caracterizada pela inabilidade de julgar semelhanças e diferenças ex: P/B. apresentando dificuldade de percepção auditiva. 
Além disso, não consegue ler pseudo-palavras ou pouco familiares. A leitura é lenta e cortada e quanto maior a palavra mais difícil a leitura. Substitui algumas palavras, ex.: jardineiro por jardim.

Faz leitura de palavras regulares. Na leitura, palavras regulares são aquelas cuja estrutura ortográfica possibilita uma leitura por meio de conversão grafema-fonema unívoca, ou seja, regida por regras. As palavras irregulares, ao contrário, possuem relações grafofonêmicas ambíguas.

Quais são os fonemas regulares?
As correspondências letra-som regulares contextuais: C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra. JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final. M e N nasalizando final de sílaba. NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos
Quais são os fonemas irregulares?
Estas são palavras “inventadas” que não existem na língua, por exemplo, <cadibo>, <porrelo> e <tranvo>, contudo, podem ser lidas pelo sistema de decodificação através do processo de decodificação “letra” (grafema) – “som” (fonema).

OBS: PARA QUALQUER DIAGNÓSTICO É NECESSÁRIO CONSULTAR UM ESPECIALISTA DA ÁREA. AS INFORMAÇÕES AQUI SÃO PARA DIRECIONÁ-LO A ESTA BUSCA. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAIXE O PDF: ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO