DISLEXIA - Definição: Distúrbio na aquisição da linguagem que reflete na leitura e escrita.
Critérios para Diagnóstico
* Verificar o rendimento na leitura e escrita, medindo através de provas normalizadas, situa-se substancialmente abaixo do nível esperado para a idade do sujeito, quociente de inteligência e escolaridade própria para sua idade.
* A perturbação interfere significante no rendimento escolar, ou atividade da vida quotidiana que requerem aptidões de leitura/escrita.
* Se existe um déficit sensorial, as dificuldades são excessivas em relação as que lhe estariam habitualmente associadas.
IMPORTANTE: O diagnóstico deve ser feito por Psicólogos, Neuropsicólogos e Fonoaudiólogos.
PERFIL NEUROPSICOLÓGICO:
- Inteligência Global de escolaridade média;
- Lentidão no ritmo da decodificação durante a leitura;
- Dificuldade com noção - Temporal / Espacial;
- Dificuldade em organização de tarefas;
- Dificuldade com cálculos mentais;
- Dificuldade de habilidades visuespaciais;
- Dificuldade consciência fonológica;
- Desempenho abaixo em nomeação rápida (nomeação máxima de palavras com a letra C, por exemplo);
- Dificuldade no processamento de informações;
- Desempenho abaixo do esperado em consciência fonológica.
ÁREAS DEFICITÁRIAS
Lembrando, que DISLEXIA é uma disfunção (funcionamento anormal ou prejudicado) e não uma lesão!
PRINCIPAIS CAUSAS DA DISLEXIA:
- FATOR GENÉTICO
- SIMETRIA DOS LOBOS TEMPORAIS
- ALTERAÇÃO NOS ARRANJOS DAS CÉLULAS
DICAS PARA TRABALHAR A LEITURA:
VIA FONOLÓGICA: Permite ler a partir da pronúncia (grafema/fonema).
VIA LEXICO-SEMÂNTICA: Léxico: é o acervo de palavras pertencentes a determinada língua... Semântica: é o estudo do significado das palavras. A significação e as relações que cada palavra pode estabelecer são os objetos de análise da semântica. Neste sentido, permite o sujeito a identificar a palavra sem a decodificação dos grafemas.
OBS: PARA QUALQUER DIAGNÓSTICO É NECESSÁRIO CONSULTAR UM ESPECIALISTA DA ÁREA. AS INFORMAÇÕES AQUI SÃO PARA DIRECIONÁ-LO A ESTA BUSCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário